sexta-feira, 26 de março de 2010

Tourismo


para quê estrangeirismos quando temos óptimas palavras em português? bullying qual quê, tourismo, uma palavra que adapta na perfeição, não fosse o tema assim tão sem sentido como a palavra em si.
Temos a mania de importar tudo o que de mau se aprende la fora, e ainda por cima para definir uma realidade que existe cá há tanto tempo como lá fora.
Então coitadinhos dos meninos que até há cerca de dois anos não tinham qualquer problema nas escolas e de repente deparam-se com um touro, estrangeiro, que para além de ocupar muito espaço na mesa partilhada, não para de se meter com eles. Ele é cornadinhas, come-lhes o lanchinho, gosta de jogar ao jogo da reacção, e do "limpus", da-lhes nas canelas quando estão a jogar a bola... e eles, desgraçados, sem se poderem defender, usam o único meio de justiça que funciona em Portugal: TVI (deve querer dizer Tribunal da Verdadeira Indecência). No primeiro dia vem o Garoto, ainda de cara destapada, dizer "ai e tal, ele deu-me dois cachaços!" mas no dia seguinte, porque o drama é importante na justiça, já se chama "Gabriel", vem com a voz distorcida e a cara desfocada, não vão os que no dia anterior viram a mesma reportagem pensar que é o mesmo garoto...
Agora, e para acabar, reporto ao "mar de rosas" que era quando eu andava no ensino básico. Eram as esperinhas à porta da escola, porrada diária no recreio por causa de quem joga agora no campo de futebol, "manos" a tentar roubar, não o NOKIA 8966 (?), mas os 20 escudos que tínhamos na carteira para uma carteirinha de cromos, e por ai adiante.
Moral da história: aprendia a defender-me, a juntar-me com mais pessoal, porque a força do grupo é sempre maior, ou, na pior das hipóteses, a correr, e acredito que assim se fizeram grandes maratonistas.
Deixem o touro lá no país dele e deixem as crianças crescer, claro que não a apanhar porrada da velha, mas a "fazerem-se à vida", e uns sopapos só ajudam ao fortalecimento dos ossos...

Tenho dito...

P.S.: acho que a imagem é q representa o verdadeiro bullying!!!

2 comentários:

bifektm disse...

lol...e barrelas de ortigoes..lol.. Tempos difíceis k ajudam a crescer...faz-t a vida como um bull....

doggy_man disse...

barrelas de ortigões? que raio é isso???